Web série de animação

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Minimarte, uma web série de animação, criada por Ricardo Graça, ganha mais um episódio esta semana, mostrando que no Brasil, mesmo com pouco, ou sem apoio algum, é possível criar e distribuir conteúdo multimídia, utilizando canais acessíveis a todos.

 

A série tem roteiro original, onde o homem coloniza Marte para extrair recursos do planeta, como minérios e água. Embora nesta fase inicial os episódios não mantenham uma cronologia de eventos, o quebra-cabeça do que está acontecendo vai sendo montado no decorrer das exibições, que duram dois minutos cada. Algumas características marcam o roteiro como uma crítica ao processo de colonização, monopólio e dominação; que, segundo o autor, ainda são praticados nos dias de hoje, com outras ferramentas e processos.

 

Utilizando técnicas mistas de animação, Minimarte também inova com a utilização de Softwares Livres em sua produção, sendo também distribuído em uma licença livre, Copyleft. Imagens de making of, tutoriais e alguns arquivos-fontes vão sendo liberados gradativamente no site oficial: www.minimarte.com , como uma estratégia para pulverização do projeto, assim como a democratização dos processos de criação, que também vão sendo desvendados com os tutoriais.

 

O próprio site do projeto arrecada fundos através de financiamento colaborativo, utilizando plataforma própria; aproximando a relação entre apoiadores e os artistas envolvidos. Empresas podem apoiar em sistema de cotas, e pessoas físicas apoiam através de doações menores.

 

Minimarte já possui três episódios no ar, criados com recursos próprios, e com uma equipe de três pessoas: Ricardo Graça(roteiro, animação), Eduardo Graça(roteiro) e Jorge Cruz(som, trilhas). Aos que gostam de filmes ou séries de sci-fi(ficção científica), com um roteiro original, de artistas brasileiros, utilizando ferramentas livres e distribuição livre; vale uma visita ao site oficial.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 StumbleUpon 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×