SOPA! Direitos Autorais?

4 Flares Filament.io 4 Flares ×

As grandes empresas, os grandes monopólios e os EUA ( os maiores terroristas da humanidade ), estão tentando de tudo para tentar parar com um movimento natural, espontâneo e legítimo, de compartilhamento através da Internet. A justificativa é a Antipirataria, a proteção dos direitos autorais dos “artistas”, mas será que é isso mesmo? Você, que neste momento, pode estar me criticando sobre os ideais que defendo, é realmente capaz de discernir sobre sua posição claramente? 

Primeiro vamos tentar entender um pouco mais sobre os Direitos Autorais, da Propriedade Intelectual, mas não da lei em si ( que pode até ser “legal”, mas não quer dizer que seja moral, ou correta ), vou abordar o conceito. O assunto Direito Autoral, está inserido no assunto Propriedade Intelectual, que ainda tem outras variantes, como por exemplo, o Registro de Patentes. A Propriedade, analisemos esta palavra: “Propriedade” , segundo o dicionário… “é o direito exclusivo que uma pessoa física ou jurídica tem sobre determinado bem”, direito exclusivo!! Exclusivo?? Vamos então refletir:

1- Se o Direito Autoral é algo “Exclusivo” , um “direito exclusivo de explorar, usar, e comercializar”, então por que você se apropria das coisas dos outros sem pedir licença, e com o seu “produto” você quer proteger? Reprimir? Condenar? Analise a si mesmo antes de apoiar algo que é paradoxal as suas atitudes.

2- Antes de dizermos, de peito estufado, que algo é nosso, que é nossa criação, entendamos mais um dado importante: tudo o que criamos é resultado de nossa percepção, nossas experiências e principalmente, é resultado de tudo que estudamos, lemos, absorvemos de outros autores de que usamos como “fonte” desse nosso aprendizado. Então, você pediu licença a cada um deles, dos autores que “bebeu como fonte” para criar alguma coisa? Você já se apropriou de suas criações e não pagou um centavo por isso, não pediu a suas famílias ou ao seus povos. E mesmo com isso tudo, você ainda quer brigar por conta das coisas que “pensa” que criou “sozinho” ? Do Imo de sua “alma”? De sua “genialidade” ?

3- O Direito Autoral não protege o autor em nada, ele protege quem tem o direito de comercializar uma obra, que pode não ser o autor.

4- Na era digital, sabe o que você consegue proteger? Nadinha da Silva Sauro! E para reprimir alguém, e querer condenar, coloque-se em uma jaula primeiro, principalmente se você usa computador com sistema operacional proprietário ( Windows ou MacOS ). É isso mesmo! Ligue agora para as autoridades e se entregue logo, porque você, com certeza, utiliza TODOS ou pelo menos ALGUM software pirata na sua casa, na sua empresa.

Eu apoio a utilização de licenças flexíveis, livres, onde a autoria é protegida, porém, o conteúdo pode ser compartilhado livremente. Tudo isso porque acredito que o acesso a educação, cultura e conhecimento tem que ser livres mesmo. E como “ganhar dinheiro”? Bom, você pode vender sua arte, sem problemas, livre não quer dizer “de graça”, mas por que manter o direito de compartilhar restrito? Hoje, mesmo que você queira, nem faz mais sentido. Peça doação, cobre uma apresentação, venda como “arte fina”, entre em concursos, festivais, venda sanduíche na praia ( eu já fiz isso!), caciuds! “Se vire nos 30”.

As tentativas dos governos ( pressionados pelas empresas privadas ), das grandes empresas, não é proteger autor algum, é proteger os seus lucros megalomaníacos. Por mim, as indústrias fonográficas, cinematográficas, gráficas.. poderiam ir para o inferno ( se este existisse ), ou para o buraco! O próprio nome “indústria” já me causa ojeriza. 

4 Flares Twitter 1 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 3 StumbleUpon 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- Filament.io 4 Flares ×