Stop Motion no Linux!

11 Flares Filament.io 11 Flares ×

Animação e cinema ainda são muito elitizados, apesar do acesso a equipamentos para tais produções ter se tornado mais fácil. Porém, muitos esquecem de considerar, que, além de equipamentos, existem os softwares utilizados para as diversas etapas, senão, todas elas.

Não vejo outra forma de democratizar, se não for através de softwares livres, já que os softwares pagos são muito caros, e sabemos que quem produz com softwares pagos não paga coisa alguma, todos utilizam piratas. Isso é um fato! Pode até existir uma licença ou outra, mas sem hipocrisia…

Também considero muito injusto que as instituições de ensino queiram apresentar apenas essas ferramentas pagas, sabendo que são caras as licenças e os equipamentos para utilizá-las. Ou seja, a pirataria é incentivada novamente, além de distanciar o aluno da produção, já que o mercado só utiliza as ferramentas que funcionam em equipamentos muito caros, distantes da realidade dos artistas independentes e dos pequenos estúdios.

Outra coisa que considero injusto, é apresentar tais ferramentas e equipamentos como ” a excelência” da produção, como se não houvessem outras formas de produzir. Vale lembrar… o artista é quem cria, a máquina é apenas uma ferramenta. Eu consigo fazer as mesmas coisas em ambientes windows, macos ( todos em minúsculo mesmo ) e em LINUX. Até porque, antes de migrar para ambiente Linux, eu passei por algumas produtoras, estúdios e … acabei aprendendo a criar em todas as plataformas. Foi uma boa experiência, que me deu base para realmente tomar minha decisão de mudar ( felizmente ) para software livre, em um belo dia. Para migrar para software livre é preciso ter a vontade e o espírito de mudança, de inovar, de ir além do senso comum. É um novo estudo, um novo universo, e muito desafio sim. Mas não tive medo de ousar e de tentar. Enfim, cá estou com minha empresa aberta a cerca de 5 anos e utilizo softwares livres em sistema LINUX,  100%.

Agora que acabei a introdução… vamos ao que interessa! Stop Motion no Linux!

Criar uma animação stopmotion requer a elaboração de várias etapas, que vão desde uma ideia, até a pós-produção; passando por argumento, escaleta, roteiro, etc. O foco desse texto é apresentar um esquema barato para se produzir; utilizando:

1- Webcam de resolução HD

2- Computador simples

3- Sistema Linux

4- Softwares: Luciole e/ou ToonLoop

Sabemos que uma boa câmera fotográfica, com lente fixa,e uma boa resolução em megapixels, são o ideal para se fotografar os frames ( quadros ) de uma animação stopmotion. Mas, entretanto, contudo, todavia, nem todos tem “capital” para tal equipamento. Então, uma solução boa, bonita e barata é comprar uma webcam com resolução HD. Não gosto de citar marcas, pois não quero influenciar; mas estou usando uma creative live cam HD, que fotografa a uma excelente resolução, tem redução de ruido e com uma boa iluminação, temos uma ótima imagem. Lembrem-se que iluminação em fotografia é excencialmente importante. A imagem da câmera:

Agora o computador. Bem, utilizando o ambiente LINUX ( sempre em maiúsculo ), podemos utilizar até mesmo um computador que em outro ambiente seria impossível trabalhar com foto e vídeo; por exemplo, tenho aqui um notebook bem antigo, que até levo em minhas oficinas para demonstrar que tem a seguinte configuração: processador core duo de 1.2 ghz; memória RAM de 1 gb e HD de 40 GB. Muito bem, com essa máquina eu capturo e edito alguns vídeos.

Vamos aos softwares. Depois de alguns anos testando um e outro programa… para animação stopmotion eu prefiro utilizar dois deles: o Luciole e o toonloop; cada um com suas peculiaridades. Para saber mais sobre eles, melhor visitar os seus sites: https://launchpad.net/luciole

Captura de tela do Luciole:

As vantagens do Luciole incluem: rápidez, utilizar câmeras em portas firewire e USB; edição intuitiva.

Site do ToonLoop: http://toonloop.com/

Captura de tela do ToonLoop:

As vantagens do toonloop são: vários efeitos, inclusive Choma Key ( como na imagem acima, onde um cartão azul dá lugar a uma fotografia ); a captura se dá com a “barra de espaço” do computador, e o playback é muito rápido.

Até mesmo, por intermédio de smartphones Android, é possível criar animações stopmotion, através de um programa de mesmo nome. Vale conferir!

Enfim, o custo é baixo e sabendo animar, a qualidade da animação vai depender de você!

11 Flares Twitter 1 Facebook 7 Google+ 0 LinkedIn 3 StumbleUpon 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- Filament.io 11 Flares ×