Review do livro: “Inkscape 0.48 Illustrator’s Cookbook”

2 Flares Filament.io 2 Flares ×

Livro: Inkscape 0.48 Illustrator’s Cookbook; Mihaela Jurković & Rigel Di Scala – Packt Publishing – 2011

O livro é uma “receita”, um guia passo a passo, divididos em 12 capítulos, com 340 páginas, que abordam os principais recursos do Inkscape. Todos os assuntos abordados contam com imagens de exemplo para todas as etapas, e fornecem dicas importantes para cada procedimento.

Pode ser adquirido em três versões : Livro impresso, e-book e Livro impresso + e-book + Packit Lib ( arquivos fontes dos exemplos mostrados no livro ).
Os valores são, respectivamente: $40.49 : $30.59 e $45.89 ( em dólares ).

Inkscape 0.48 Illustrator’s Cookbook é uma excelente aquisição tanto para novatos quanto para ilustradores experientes, onde cada capítulo apresenta um estudo que vai da utilização de ferramentas simples, até procedimentos refinados.

Conheça os capítulos:

01- Criando e editando objetos

Operações simples de criar, editar, cortar, edição de nós e formas complexas.

02- Editando Cores

Editando cores de preenchimento e contorno, máscara, opacidade, desfoque, gradientes e outros tipos de preenchimentos.

03- Acelerando seu fluxo de trabalho

Autosaving, camadas, grades, guias, alinhar, paletas personalizadas, utilizando open clipart.

04- Criando e editando clones

Utilização de clones e duplicados para criar formas e objetos cíclicos.

05- Efeitos de caminho dinâmicos

Como utilizar estas ferramentas ( e são várias ) para distorcer, duplicar ao longo de caminhos e manipular objetos. Se dividem em envelopes, grades, motores, sub-caminhos e muito mais.

06- Extensões

Extensões são “efeitos”, para manipular caminhos e objetos, alguns deles são: 3D polyedrons, gerador de códigos de barras, calendários, grade cartesiana, L-systems, curvas paramétricas, marcas para impressão, e muitos outros.

07- Filtros SVG

São efeitos para caminhos como: Desfocar, distorcer, efeitos de borda, luzes, botões e outros.

08- Colocando tudo junto

Criando uma imagem complexa com vários objetos estudados anteriormente. É apresentada a criação de: papel de parede, hachurando um bitmap, usando caixas 3D para construir objetos.

09- Rasterizar

O capítulo trata de resolução de imagens para exportação, traçando bitmaps para caminhos, criando um telefone fotorealista.

10- Preparação para gráficos web

Criando botões, efeitos de reflexo, criando fundos a serem repetidos, menus para sites, imagens e botões com efeito de passagem de mouse e layout para sites.

11- SVG em websites

Capítulo muito interessante, onde é mostrado o processo de utilizar um arquivo svg pra interatividade na web, como: imagem mapeada para jogos, gráfico interativo, menu de navegação e até simulação de física.

12- Draw Freely!

Na verdade, este capítulo trata de alterar a base do programa e criar recursos como extensões, filtros e a interface do mesmo.

O link para o livro é: www.packtpub.com/inkscape-048-illustrators-cookbook/book

 

2 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 2 StumbleUpon 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- Filament.io 2 Flares ×