Oficinas

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

1. Literatura e Produção de textos:

História da arte: Breve introdução: manifesto das artes, expressões de arte, origemda escrita, da literatura, Arte Poética de Aristóteles, importância da arte comomodificadora e promotora da visão crítica humana; as correntes literárias, a artepós-moderna. Produção de textos: contos, crônicas, poesia; Estrutura dos textos:
Verso, prosa, narrativa, descrição, dissertação.

 

2. Audiovisual:

Com o foco na Literatura como base construtora de uma obra audiovisual; a história do cinema: Tudo começou na dramaturgia, no teatro; as peripécias, a catarse, a identificação com o senso comum, os gêneros primordiais: Drama, lírico e épico. princípios da ótica fotográfica: Conhecimentos básicos sobre os elementos que compõe uma fotografia ( composição com a regra dos terços, velocidade de obturação, abertura do diafragma, luminosidade, sensibilidade do filme ou do CCD ou do CMOS , profundidade de campo, efeitos com a lente, filtros, sensibilidade para um momento); utilização de celulares, câmeras portáteis para produção documentários, ilhas de edição, edição de vídeo com softwares livres.

3. Ilustração e Quadrinhos:

Produção de uma narrativa, argumento, roteiro, a literatura como base construtora da obra; conceitos de histórias em quadrinhos, estilos de ilustrações, noções básicas de desenho ( proporção humana, perspectiva, arte final ), colorização manual ou digital, formatação da obra para impressão. Principais nomes, editoras, o mercado de quadrinhos e publicidade.

4. Software Livre:

História do Linux, sistema Linux Ubuntu, conceito de open source, instalação, configuração, principais softwares em cada segmento: escritório ( OpenOffice, KPDF, Scribus ), gráficos ( Gimp, Inkscape ) , internet ( Firefox, Amsn, Amule, Skype, Bittorrent, Komposer ) e multimídia ( Audacity, K3b, Avidemux ).

5. Animação 2D e 3D:

Conceitos de arte sequencial, cinema de animação; técnicas de animação, estilos de desenho, formatos de vídeo e cinema, uso de softwares livres para a construção de uma vinheta de 30 segundos pelos alunos. Em 2D o uso de synfig, inkscape e creatoon; em 3D o uso do Blender para modelagem, setagem, texturização, iluminação e animação de personagens.

6. Reciclabyte:

Oficina de reciclagem de microcomputadores com utilização de programas livres. Além do aproveitamento de computadores tidos como “obsoletos”, é feita uma oficina de inclusão digital utilizando o sistema Linux.

Todas as oficinas são realizadas utilizando programas livres: Sistema operacional Linux e todas as ferramentas livres inclusas em seus repositórios.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 StumbleUpon 0 Pin It Share 0 Reddit 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×